domingo, 23 de setembro de 2012 | By: Rodrigo Andrade (Kal-El),

Discurso de Philip Wollen

          Nunca é demais insistir e demonstrar o que as pessoas insistem em negar: direitos humanos e direitos dos animais são duas faces de uma mesma e única moeda: a vida. Philip Wollen, ex-vice-presidente do Citibank, faz um apelo emocionante pelos animais, pedindo às pessoas que deixem de se alimentar deles. Debate realizado no St. James Ethics Centre e The Wheeler Centre na cidade de Melbourne, Austrália.



          "Rei Lear, tarde da noite nos penhascos pergunta ao cego Earl de Gloucester "Como você vê o mundo?". E o homem cedo de Gloucester responde "Eu vejo com meus sentimentos". E não deveríamos todos?


          Animais devem ser tirados do cardápio porque nessa noite estão gritando de terror nos matadouros, em caixas e jaulas. Vis e vergonhosos campos de desespero. Vejam, eu ouvi os gritos de meu pai já morrendo enquanto seu corpo era devastado pelo câncer que o matou. Então percebi que já havia ouvido esses gritos. Nos matadouros, enquanto os olhos dos animais eram retirados à faca e seus tendões eram cortados, nos barcos de gado para o oriente médio e no momento em que a mãe baleia morria enquanto um arpão explodia em seu cérebro e ela chamava por seu filhote. Seus gritos eram os gritos de meu pai. Eu descobri que quando sofremos, sofremos como iguais. E na sua capacidade de sofrer, um cão é um porco, é um urso... É um menino.


          Carne hoje é o novo amianto, mais mortal que o tabaco. CO2, metano e óxido nitroso da pecuária estão matando nossos oceanos com ácidas, hipóxicas zonas mortais. 90% dos peixes pequenos são moídos em pedaços para alimentar o gado. Vacas vegetarianas, hoje, são os maiores predadores dos oceanos. Os oceanos estão morrendo em nossa época. Em 2048, todos os peixes estarão mortos. Os pulmões e as artérias da Terra. Bilhões de pequenos pintinhos saltitantes são moídos vivos apenas por serem machos. Apenas 100 bilhões de pessoas já existiram. Sete bilhões vivem hoje. E, ainda, nós torturamos e matamos 2 bilhões de seres sensientes toda semana. 10.000 espécies inteiras são dizimadas todo ano por causa das ações de apenas uma. Estamos agora enfrentando a sexta extinção em massa a história cosmológica. Se qualquer outro organismo tivesse feito isso, um biologista chamaria de vírus. É um crime contra a humanidade de proporções inimagináveis.



          Talvez o mundo esteja mudando. Dez anos atrás Twitter era o sim de um pássaro, www era uma tecla presa, Cloud estava no céu, 4G era uma vaga para estacionar, Google era o arroto de um bebê, Skype era um erro de digitação, e Al Kider era meu encanador. Victor Hugo disse "Não há nada mais poderoso do que uma idéia cujo tempo chegou". Direito Animal hoje é o maior assunto de justiça social desde a abolição da escravatura. Você sabia que existem 600 milhões de vegetarianos no mundo? E isso é maior do que os Estados Unidos da América, Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Canadá, Austrália e Nova Zelândia combinados? Se nós fôssemos uma nação, seríamos maiores do que os 27 países da União Européia. Pode acreditar nisso? E apesar dessa gigantesca marca demográfica nós ainda estamos afogados pelos barulhentos cartéis de caça-atira-mara que acreditam que violência é a resposta quando nem deveria ser uma pergunta!



          Carne mata animais, nos mata e está matando nossa economia. O sistema de saúde já está falindo nos Estados Unidos da América. Eles vão precisar de 8 trilhões de dólares investidos em conta do Tesouro só para pagar os juros. E eles têm exatamente zero. Eles poderiam fechar cada escola, exército, marinha, força aérea, segurança, fuzileiros navais, CIA e FBI e ainda não teriam o dinheiro para pagar as contas de seus doutores. E em Cornell e Harvard é dito que a quantia ideal de carne para uma dieta humana saudável é exatamente zero! Água é o novo óleo. Nações logo irão à guerra por ela. Aquíferos subterrâneos que levaram milhões de anos para encher agora estão secando. É preciso 50.000 litros de preciosa água potável para produzir 1 quilo de bife. 1 bilhão de pessoas hoje passam fome. 20 milhões vão morrer por má nutrição. Se diminuirmos a carne em 10% alimentaríamos 100 milhões de pessoas. Eliminando a carne acabaríamos com a fome para sempre. Se todos comessem uma dieta ocidental precisaríamos de dois planetas Terra para nos alimentar. Nós temos um e ele está morrendo.



          A pecuária produz 50% mais gases do efeito estufa do que o transporte... Carros, trens, barcos, o lote todo. Quando viajo pelo mundo vejo países pobres vendendo seus grãos para o oeste enquanto suas próprias crianças sentem fome em seus braços. E o oeste dá os grãos à pecuária para que possamos comer um bife! Eu sou o único que vê isso como um crime? acredite, cada pedaço de carne que comemos é um tapa no rosto manchado de lágrimas de uma criança faminta. Quando eu olho em seus olhos eu devo permanecer calado? A Terra pode produzir comida suficiente para a necessidade de todos, mas não o suficiente para a ganância de todos. Estamos enfrentando a tempestade perfeita. Se qualquer nação desenvolvesse armas que pudessem liberar tanto estrago no planeta nós lançaríamos um ataque militar preventivo e a bombardearíamos de volta à Idade do Bronze. Mas não é um "País Delinquente", é uma indústria. A boa notícia é que não precisamos bombardea-la. Nós só precisamos parar de comer. Então George Bush estava errado. O eixo do mal não passa pelo Iraque, Irã ou Coréia do Norte, Ele passa por nossas mesas de jantar. Armas de destruição em massa são nossas facas e garfos.



          Nossa proposta é o "canivete suíço" do futuro. Ela resolve nosso problemas ambientais, de água, saúde humana e acaba com a crueldade para sempre. A Idade da Pedra não acabou porque ficamos sem pedras. Essa indústria cruel e repulsiva vai acabar porque terminaram nossas desculpas. Carne é como moedas de 1 e 2 centavos, custam mais para fazer do que valem. E eu sou do meio. E fazendeiros são os que mais têm a ganhar. A produção não vai acabar. Ela vai ter um "boom". Só a linha de produção vai mudar. Fazendeiros farão tanto dinheiro que nem se preocuparão em contar. E eu serei o primeiro a aplaudi-los. Os governos vão nos amar. Novas indústrias vão surgir e florescer. Preços de seguro-saúde vão cair. Listas de espera em hospitais vão desaparecer. Diabos! Nós seríamos tão saudáveis que teríamos que atirar em alguém só para começar um cemitério. Então, hoje eu tenho dois desafios para a oposição. Dois desafios: carne causa uma grande gama de canceres e doenças do coração. Poderiam nomear uma doença causada por um dieta vegetariana? E dois: eu estou patrocinando a trilogia "Terráqueos". Se a oposição tem tanta certeza de suas crenças eu os desafio a enviar uma cópia do dvd "Terráqueos" para todos os seus colegas e clientes. Vamos, eu os desafio.



          Animais não são apenas outra espécie. Eles são outras nações. E nós a assassinamos de acordo com nossa vontade. O mapa da paz é escrito em um cardápio. Paz não é apenas a abstinência de guerra, é a presença de justiça. A justiça deve ser cega em relação à raça, cor, religião ou espécie. Se ela não for cega, ela será uma arma de terror. E hoje há terror inimaginável naquele horrendo Guantánamo que nós chamamos de fazendas de criação ou matadouros. Acreditem, se matadouros tivessem paredes de viro, nós não estaríamos tendo esse debate hoje.



          Veja, eu acredito que outro mundo é possível, e em uma noite calma eu posso ouvi-la respirando. Vamos tirar os animais do cardápio e dessas câmaras de tortura. Por favor, votem hoje por aqueles que não têm voz. Obrigado".



          Por favor, registre a sua opinião. Peço que avalie, não o fato apresentado, mas sim a qualidade e riqueza do texto. Sua opinião é importante para que eu possa melhorar cada vez mais a qualidade do conteúdo. Além disso, você pode deixar um recado no "Mural de recados" situado à sua direita ou registrar o seu comentário logo abaixo, basta clicar na opção "comentários". Muito obrigado e volte sempre!

3 comentários:

Anônimo disse...

Essa palestra e de uma conscienica Universal,que nao paro de ler e venho mandando para todos que conheco.Por favor vamos continuar com palestras assim,precisamos mudar urgente esse habito erroneo e insane que herdanos de um passado de ignorancia e miseria.Nao podemos mais aceitar esse crime.Estou de acordo com O senhor Wollen,eu vejo isso hoje como um crime,porque temos informacoes bastante para ficarmos alienados sobre essa crueldade com essa importante especies e nacao que sao os animais indefesos.Capacidade de sofrer,amar,como nos ,nao podemos mais deixar essa injustica continuar.

Vanessa disse...

Me tornei vegana pela minha compaixão aos animais. No entanto, dados da ONU apontam que a PECUÁRIA é a principal responsável pela contaminação de mananciais de água, desertificação dos solos e destruição das florestas, daí a recomendação da dieta vegana para combater as mudanças climáticas!
Temos que fazer um exercício coletivo sobre novos hábitos, pois tudo o que fazemos no local interfere no global.

Édna A.Brito Paraná.Brasil disse...

Estou profundamente chocada e aterrorizada sobre como são barbarizados os animais em geral.Sou naturalista e amo natureza.Tento cada dia fazer minha parte.Mas como deter um mundo industrial desumano e capitalista? Sera nossa sociedade terá uma direção decente alfum dia? Ou só por milagre? Desculpe desabafo.

Postar um comentário